sábado, 15 de janeiro de 2011

How about Paris?

Estou até com vergonha de tão atrasada que eu estou com esse blog. Desculpa gente, mas é que as vezes não dá mesmo pra ficar um tempão sentada em frente ao notebook desenvolvendo um post. Já falei isso antes, mas reafirmo que vou tentar postar no tempo certo, tipo sobre a minha viagem a Paris, que foi há exatamente uma semana, e só estou vindo falar sobre ela agora. Momento vergonha.
Semana passada, resolvemos aqui em casa que iríamos passar o sábado na França, mas a princípio meus tios estavam pensando em uma cidade do interior, mais próxima da Inglaterra. E eu doidinha para ir a Paris. Para a minha felicidade, o custo da viagem para a capital francesa estava barato, mudamos os planos na hora. Fomos de carro e, pelo que eu pude entender, acho que cobram £30 pra entrar de carro na França e ir até Paris.
Partimos à uma e meia da manhã, com mais um casal de amigos dos meus tios, também brasileiros. Gastaríamos umas seis horas até o destino final, atravessando de barco o Canal da Mancha. Dá pra atravessar por um túnel também, que passa debaixo do oceano e até gasta menos tempo, só 35 minutos (de barco gastamos mais ou menos uma hora e meia); mas pensem só, atravessar um túnel sabendo que tem um oceano acima da sua cabeça. Não encaro como uma idéia muito boa. Enfim, fomos de barco, para que meu tio pudesse descansar um pouco da viagem estressante; ele era o motorista.
Pra variar, passei mal no barco. Já fico enjoada só de andar de carro ou ônibus em Londres, por causa do trânsito ao contrário, passar mal num transporte que balança pra lá e pra cá no meio do mar foi fácil.
Chegamos a Paris com o dia amanhecendo. Tão lindo. A primeira missão foi encontrar a Torre Eiffel, principal ponto turístico da cidade. Tenho um certo problema em imaginar o tamanho desses objetos turísticos. Pensava no Big Ben maior do que ele é e na Torre Eiffel um pouco menor. Ela é gigante! Queria ter subido, mas logo quando chegamos a fila já estava enorme, sem exageros. Só passaríamos um dia em Paris, então não dava pra ficar perdendo tempo em um ponto só.
Partimos em busca de um bom lugar para tomar café da manhã, ali por perto mesmo. Fiquei in love pelo legítimo croissant francês, totalmente diferente de todos que já provei. Tem um sabor único.
Depois fomos fazer um tour pela cidade, a pé. Isso porque, além de ser bem melhor pra visualizar a cidade, o estacionamento era de graça próximo à torre naquele sábado. Paris é realmente linda, com seus jardins e parques no centro da cidade, as ruazinhas meigas e convidativas, uma ponte a cada um quilômetro, cortando o famoso Rio Sena. Encontramos o Museu do Louvre e a visão fez com que eu me sentisse no filme "O Código da Vinci", no qual a pirâmide de vidro no meio da praça em frente ao museu esconde o túmulo de Maria Madalena. Ficção ou não (ficção sim), não fomos lá para conferir. Caríssimo!
Ficamos o dia inteiro rodando por lá, e eu doida para encontrar a Catedral de Notre Dame, mas nunca chegava. Quando as pernas já estavam pedindo arrego, nos informaram que ainda faltava mais de dez minutos a pé para chegarmos. Pegamos um ônibus e voltamos para o ponto de chegada.
Confesso que me arrependi de não ter tentado levar meu corpo à força mais alguns muitos passos, mas realmente não dava. Não tínhamos força nem para voltarmos com as próprias pernas! Mas óbvio que a ida valeu a pena do mesmo jeito.
Agora tenho três países marcados no meu passaporte, e semana que vem vou para o quarto. Na próxima sexta irei a Portugal com minha tia, passar o final de semana.
E falando em passaporte, não posso deixar de cutucar os ingleses mais um pouquinho. Na volta da França, quando passamos na imigração inglesa, uma funcionária com cara daquele lugar fez questão de implicar comigo, só porque não sou cidadã européia. Faça-me o favor.
Não vou falar mais nada sobre eles senão fico revolts aqui. Beijos.


5 comentários:

  1. "Fiquei in love pelo legítimo croissant francês"

    auhsuahsuhasuahsuahsu
    Me lembrei do croissant do Centro de Vivências na Ufes...treco seco e ruim!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Juh.

    Aproveite bastante seus momentos aí, porque eles serão únicos. To com saudade e na torcida pra dar tudo certo aí!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. oooown, que chique, amiga :)
    ai que chiiiiique, cara... sério.. to com muito invejinha, hahaha
    mas aproveite meeeeesmo, cara!!!
    saudades nem preciso falar, né?
    te amO!

    ResponderExcluir
  4. Larga de ser pao dura e paga pr ir nesses lugare amiga, é um oportunidde únida!
    beijos te amo

    ResponderExcluir
  5. Realmente um sonho Juh,para você,realizado né?!
    Espero que esteja aproveitando muito ai.
    Todo mundo(eu,mamãe,Choin e Tuca) estamos morrendo de saudadedes.
    E essa foto ai, com a torre Eiffel?!!Nossa,muito chique...
    Fica com Deus.
    beijão.

    ResponderExcluir